27 de dez. de 2008


"Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!

Que tudo se realize no ano que vai nascer,

muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender!"


Amigos.. hoje vim desejar um maravilhoso ano novo para todos!
E que nesse ano que se inicia, sonhos sejam realizados, todos movidos pelo encanto e a sinceridade, da Paz e do Amor! Além disso, desejo Saúde e toda a felicidade que existe no mundo! Regados, é claro, por muita informação e trabalho de boa qualidade! rsrs

Aos meus amigos de sala, só tenho sorte e companheirismo a desejar! Pois é exatamente o que precisaremos em 2009. Ano em que nossos sonhos se realizaram, ano em que trabalharemos com garra e esperança de nos tornarmos jornalistas!!! Profissionais da comunicação, amantes da boa informação. Hoje me antecipo ao falar que sentirei saudades, de todos que vivem comigo há quase quatro anos e que certamente farão parte da minha vida eternamente, por tudo que vivi e que ainda irei viver com meus queridos jornalistas!

Assim fico por aqui! Volto só no ano que vem!

Beijos a todos!!!

Priscilla Peres

3 comentários:

Rogério Valdez disse...

há 4 dias de encerrar o ano vc jah finaliza os posts de 2008?
mas isso eh mta preguiça...

haiuehaiuehaie

Feliz ano novo pra vc tbm !!!
\o/

Naiane G. Mesquita disse...

Pri obrigada por tdo, durante esse ano vc me conquistou e me ensinou muita coisa, obrigada amiga..
sucesso e força...
:D
adoro vc

Anônimo disse...

Olá Priscilla,

Que bom que por um acaso você encontrou meu blog. Isso quer dizer que o sistema de busca do Wordpress realmente funciona *risos*.

Então, antes de começar a colocar meus argumentos eu sempre iniciou explicando que o fato de eu fazer o curso de jornalismo não me impede de ser contra a obrigatoriedade do diploma. Eu sou a favor que as pessoas façam o curso de jornalismo, eu sou a favor das melhorias do curso de jornalismo, eu sou a favor da profissão de jornalismo. O que eu sou contra é que esta profissão tenha que, obrigatoriamente, ter um diploma para exercer o jornalismo.

Sou contra a obrigatoriedade de um curso de jornalismo diante do contexto atual que nossa classe enfrenta: estudantes que saem da universidade com uma formação ruim porque as faculdades estão atreladas à reserva de mercado e não com a formação humana do jornalista.

E por causa disso eu aprendi nesses anos de jornalismo que é um fato, não opinião, que a faculdade de jornalismo não é imprescindível para formar bons jornalistas. Olhe só, dezenas de países com excelente jornalismo não exigem o diploma nem qualquer outro tipo de exame ou comprovação. Se a faculdade fosse realmente fundamental, isso seria impossível, certo?

A mesma dinâmica acontece com outras profissões (artes plásticas, artes cênicas, desenho industrial, publicidade e entre outros) e volta e meia elas aparecem com esse mesmo debate.
Mídia alternativa
Outro ponto que me preocupa quando se debate a obrigatoriedade do diploma é com as pessoas que tem suas mídias alternativas e são marginalizadas porque não tem um diploma. E existem casos de rádios comunitárias que são perseguidas com este argumento. E isso é muito sério.

Ainda mais agora com toda essa democratização da comunicação e o aparecimento de novas tecnologias que facilitam a prática de jornalismo, mesmo entre aqueles que não têm o diploma. O será feito delas? A gente prende todas essas pessoas e apenas quem detêm o poder será os diplomados!?

A minha leitura sobre os argumentos a favor do diploma é que elas são um tanto contraditórios. Ao mesmo tempo que se pede mais liberdade de expressão através do diploma, se fecha o cerco do poder entre os diplomados. Comunicação é coisa pública, não apenas de quem tem diploma.